Afinal, como funciona o seguro de vida? Entenda aqui!

Você sabe como funciona o seguro de vida? Confira nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas!

Categoria: Seguro Você

Categoria: Seguro Você

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona o seguro de vida. Você sabia que o seguro de vida possui coberturas que protegem você também em vida? Situações que envolvem acidentes, doenças graves ou invalidez podem causar menos impacto para você e sua família com essa opção.

É possível contratar uma proteção que atenda às suas necessidades e que possa contribuir com as pessoas que você ama.

Vamos entender mais sobre como funciona o seguro de vida, os tipos de cobertura existentes e em quais situações um seguro pode te auxiliar? Boa leitura!

Como funciona o seguro de vida?

O seguro de vida é uma espécie de garantia financeira que você, sua família ou outras pessoas escolhidas recebem, caso algo aconteça com você. Essa proteção é paga quando a ocorrência fizer parte da cobertura que você contratou.

Para ficar mais fácil de entender como funciona o seguro de vida, vamos descrever o que significam alguns termos nele:

- Prêmio: é o valor que você paga, geralmente todo mês, para manter o seguro ativo;

- Sinistro: é a ocorrência que está prevista no contrato (apólice). Ou seja, é o problema ou evento que está assegurado;

- Valor segurado ou capital segurado: é a quantia que você contratou para ser paga quando um problema que estava no contrato (sinistro) acontecer;

- Beneficiário: é uma ou mais pessoas que você indica no contrato para receber o valor segurado. Pode ser um familiar ou outra pessoa.

O valor segurado é o quanto você acredita que a pessoa que vai receber esse montante precisará para se manter por um período. A empresa que faz o seguro também ajuda nesse cálculo.

Por exemplo, imagine uma mulher que é chefe de família e tem dois filhos. Ela soube como funciona o seguro de vida e contratou uma opção que tem como cobertura a proteção em caso de incapacidade temporária. Ela fez isso porque é autônoma e o serviço dela garante a renda em casa.

Passado um tempo, ela teve um acidente que a deixou sem trabalhar por alguns meses. Ela conseguiu acionar o seguro porque contratou uma cobertura que se encaixava com o que ela precisava. O dinheiro que ela recebeu serviu para cobrir as despesas dela e da família durante um período.

Quais coberturas existem no seguro de vida?

Saiba como funciona o seguro de vida e quais coberturas se encaixam às suas necessidades!

O seguro de vida pode ser feito de forma individual, quando você contrata as coberturas direto com a seguradora. Outra opção é no formato coletivo, neste caso, ele é contratado por uma empresa ou associação que oferece uma cobertura padrão para todos os funcionários ou associados.

Embora o seguro de vida coletivo já seja uma garantia, ele pode não atender a todas as suas necessidades e o valor segurado pode não ser suficiente para sua família se manter.

Se você possui um seguro onde trabalha, avalie as condições, entenda como funciona o seguro de vida coletivo e, se achar que precisa, contrate um seguro de vida próprio.

Confira, agora, quais são as coberturas de um seguro de vida:

Seguro de vida tradicional

Ele traz a cobertura básica de um seguro de vida que é o pagamento aos beneficiários quando o titular acaba falecendo.

Seguro de vida resgatável

Depois de um prazo mínimo pagando o seguro, você pode resgatar parte do valor investido se não acontecer nenhum problema previsto no contrato. É importante saber qual é o período de carência, que costuma ser de dois anos.

Além disso, confira quais taxas são pagas na hora de resgatar o valor e se decide fazer isso antes do prazo combinado.

Seguro de vida temporário

O titular define um período, que pode ser de 1 a 30 anos, em que pretende estar protegido e garantir apoio financeiro aos beneficiários. Em caso de falecimento neste prazo, a indenização será paga até o final dele.

Esse tipo de seguro é usado para quem faz financiamento imobiliário ou quer garantir um suporte durante a vida escolar dos filhos. Caso o titular não falecer nem usar o seguro em outra ocorrência, o contrato termina e o dinheiro não é devolvido.

Por ser temporário, esse seguro pode ter um custo menor.

Coberturas adicionais

Entenda como funciona o seguro de vida e suas coberturas adicionais.

Além de escolher entre os tipos de seguro, você vai definir quais coberturas quer manter na sua proteção. Algumas delas podem fazer parte da cobertura principal e outras são contratadas como adicionais.

Há coberturas em que o titular pode ser o próprio beneficiário e, outras, em que membros da família podem receber o apoio financeiro.

Confira abaixo como funciona o seguro de vida por coberturas adicionais:

Incapacidade temporária

Você recebe uma quantia caso tenha uma doença ou sofra um acidente que impeça você de trabalhar e de continuar a gerar renda por um período.

Doença grave

Doenças mais graves como câncer, insuficiência renal terminal e Acidente Vascular Cerebral (AVC) podem exigir mais cuidados, com o aumento das despesas médicas e medicamentos. É importante entender direto com a seguradora quais doenças o seguro de vida cobre, já que a indenização ajuda a custear esses gastos.

Invalidez

A invalidez permanente total ou parcial causada por acidente também paga uma indenização em vida ao titular. Neste caso, o valor segurado pela perda da função de um membro ou órgão, mas que não impede o titular de continuar trabalhando.

Já na indenização especial de invalidez por doença, o pagamento é feito quando o titular já não consegue se manter de forma independente.

Qual a diferença entre seguro de vida e assistência?

O seguro de vida é uma proteção que vai indenizar você ou seus beneficiários por algum dano, como uma doença ou falecimento. Já a assistência é apenas a prestação de serviços quando há um imprevisto ou emergência.

Ou seja, enquanto o seguro paga uma indenização, a assistência só oferece o serviço sem custo ou a um valor menor do que se você pagasse separadamente.

Embora a assistência costuma ser oferecida com o seguro, você pode contratar somente a assistência, se quiser. Dois exemplos de assistência são a domiciliar, com serviços para a casa, e a assistência funeral, que cuida de todo o procedimento em caso de falecimento do titular.

É importante que você saiba que o seguro de vida não é um investimento. Se você quer construir um patrimônio para a sua família, pode fazer investimentos e até um plano de previdência para deixar para seus entes queridos.

o seguro de vida é o suporte financeiro que você ou seus familiares vão receber no caso de algo acontecer. Ele é feito para garantir que os beneficiários tenham um amparo financeiro para se restabelecerem.

Vantagens do seguro de vida

Veja como funciona o seguro de vida e quais as diferenças entre ele e uma assistência. Dessa forma, você escolhe o melhor para você e sua família!

Agora que você sabe como funciona o seguro de vida, confira algumas vantagens de tê-lo:

- Possui baixo custo para coberturas básicas e pode incluir proteções de acordo com a sua necessidade e o seu bolso;
- Você pode escolher o que deseja que o seguro cubra e o tipo de assistência;
- É possível aproveitar o benefício do seguro ainda em vida;
- É uma segurança para quem não consegue ter um plano de previdência nem formar um patrimônio para a família se manter;
- Pode salvar a família de entrar em dívidas quando a pessoa que traz a principal renda tem um problema e fica sem trabalhar;
- Possui assistência para situações mais delicadas, como organizar o funeral de um ente querido;
- Em caso de falecimento do titular, a família é beneficiada ao acionar o seguro e apresentar os documentos comprobatórios. Já a herança depende de inventário e alguns procedimentos em cartório para ser repassada.

Vantagens da assistência

É hora de conhecer os pontos positivos da assistência:

- Cuida de procedimentos como repatriamento e traslado;
- Oferece serviço completo em caso de falecimento, como preparação e organização de velório;
- Um agente funerário cadastrado pela seguradora poderá cuidar dos procedimentos administrativos entre a residência/ hospital e o serviço funerário, assim como o registro do óbito em cartório;
- Em alguns casos, como na assistência funeral do BV, também há entrega de cesta básica aos beneficiários e orientação psicológica online.

Para Você do BV

Entre os seguros e assistências oferecidas pelo BV, você pode escolher uma proteção que atenda às necessidades daqueles que você ama e que caiba no seu bolso.

No Seguro de Vida BV, você conta com a cobertura tradicional (por falecimento) e proteções adicionais que você define no momento da contratação. Você ainda pode contar com assistência de descontos em medicamentos, serviços de telemedicina e sorteios mensais de R$100.000.

Agora que você sabe como funciona o seguro de vida, que tal conferir todas as nossas proteções para você e para as pessoas que você ama? Acesse nossa página de Seguros e fique por dentro!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV