BV Inspira
Conteúdos para deixar mais leve a vida
financeira de pessoas e empresas.
O que é seguro prestamista? Saiba mais sobre o tema!
Vem conhecer mais sobre o seguro prestamista. O seguro que permite quitar dívidas em caso de imprevistos!

Categoria: Seguro Você
Atualmente, 75% dos brasileiros se sentem preocupados com questões de dinheiro, o que equivale a três em cada quatro pessoas. Se você faz parte desse grupo, vale a pena saber mais sobre o seguro prestamista.
Essa modalidade é um bom aliado na hora de se proteger contra imprevistos financeiros. Acompanhe a leitura para entender o que é o seguro prestamista e descobrir como ele funciona na prática!
O que é seguro prestamista?
O seguro prestamista é uma modalidade de seguro que tem como objetivo garantir a proteção financeira de uma pessoa em situações inesperadas, como perda de renda, desemprego, invalidez ou casos de morte.
Dessa forma, o segurado não fica inadimplente caso um dos riscos cobertos aconteçam.
O próprio nome ajuda a entender melhor a sua função: o termo prestamista está relacionado com o pagamento de prestações, como de empréstimos, financiamentos e consórcios.
Ou seja, o seguro prestamista dá ao cliente a garantia do pagamento de algumas de suas prestações abertas caso ele não possa arcar ou atrase a quitação de dívidas em razão de uma ocorrência coberta. Nesses casos, a seguradora se responsabiliza por realizar os pagamentos das prestações.
Essa modalidade é ideal para trazer mais proteção a quem pretende fazer um empréstimo ou financiamento, por exemplo. Assim, o débito é quitado e o bem não pode ser retomado ou a dívida protestada, por exemplo.
O seguro prestamista é geralmente vendido como uma proteção financeira, e costuma incluir as seguintes coberturas:
- Desemprego involuntário;
- Perda de renda;
- Morte;
- Invalidez temporária ou permanente.
Como funciona o seguro prestamista?
O seguro prestamista funciona como uma garantia de pagamento no caso de imprevistos financeiros. Isso significa que, caso algum evento coberto pela sua apólice aconteça, a seguradora arca com as suas prestações para que a dívida não fique em aberto.
Vamos dar um exemplo para que você possa entender melhor: imagine que você comprou um carro financiado em 30 meses. Porém, após pagar 14 parcelas, a empresa em que você trabalha anuncia uma reestruturação e você é demitido sem justa causa.
Com o seguro prestamista, o seu financiamento não será prejudicado, pois a seguradora fará o pagamento total ou parcial do seu saldo devedor (o valor coberto varia de acordo com o tipo contrato).
Pessoas que trabalham por conta própria também podem usufruir desse tipo de cobertura. Um autônomo que sofre um acidente e perde a sua renda, por exemplo, pode contar com o auxílio de um seguro prestamista para arcar com empréstimos, financiamentos e até mesmo despesas recorrentes, como aluguel de um imóvel.
É fundamental saber o que é o seguro prestamista para adicioná-lo à sua lista de opções contra imprevistos.
O seguro prestamista é obrigatório?
O seguro prestamista é opcional na maioria das modalidades de crédito, como em empréstimos (inclusive de pagamento consignado), cartão de crédito, consórcios, cheque especial, financiamentos de veículos e eletrodomésticos, etc.
Nesses casos, a instituição consignatária ou a financeira deve deixar explícito que a contratação do seguro prestamista fica a critério do cliente. Caso contrário, a venda do seguro pode ser considerada como “venda casada” de acordo com o Código de Defesa ao Consumidor, caracterizando uma cobrança indevida.
Já as transações de crédito imobiliário - entre elas o crédito para aquisição de imóvel pronto, a compra parcelada de loteamentos urbanos, consórcio de imóvel, e o financiamento de imóveis na planta - têm a obrigatoriedade de contar com o seguro Habitacional Prestamista MIP.
Essa modalidade garante a quitação total da dívida de contratos de crédito que envolvam um bem imóvel como garantia.
O seguro prestamista é legal?
A oferta de contratação do seguro prestamista é legal, mas deve ser opcional. Ou seja, ele não pode ser uma condição imposta pela instituição financeira para a concessão de crédito ou financiamento, sendo o cliente responsável por decidir ou não pela contratação do seguro prestamista.
As regras e critérios para a operação dessa modalidade de seguro estão dispostas na Resolução N° 365, de 11 de outubro de 2018 do Diário Oficial da União. Segundo o documento:
“O seguro prestamista poderá estar atrelado a produtos, serviços ou compromissos, desde que tenham como característica o pagamento de determinada quantia em dinheiro ao credor, por parte do devedor, decorrente de obrigação contratual.” Capítulo III, Art. 4º.
Além disso, a Resolução veta a oferta do seguro como condicionante para fornecimento de produto, crédito ou serviço.
Quais são as coberturas do seguro prestamista?
Veja as coberturas desta categoria de seguro:
Morte acidental e/ou natural
Garante o pagamento parcial ou total da dívida do segurado em caso de morte. Essa cobertura ajuda a resguardar os familiares deixados.
Invalidez Total Permanente por Acidente
Cobre o pagamento de dívidas em casos de invalidez ocasionada por acidente grave, que impossibilite o retorno ao mercado de trabalho.
Desemprego Involuntário
Oferece o pagamento de dívidas em aberto para pessoas com emprego em regime CLT quando há desligamento sem justa causa (demissão involuntária).
Incapacidade física total ou temporária
Proteção destinada para autônomos ou profissionais liberais em casos de doenças ou acidentes que impeçam a execução de atividades profissionais, garantindo que as dívidas adquiridas continuem sendo pagas.
Se seu objetivo é proteger sua família, o seguro prestamista pode ser uma opção.
Como contratar o seguro prestamista?
O seguro prestamista é geralmente oferecido no momento de contratação de uma modalidade de crédito, como empréstimos, consórcios e financiamentos.
Por exemplo, na hora de financiar um carro, você pode optar pela contratação dessa modalidade de seguro e o valor pode ser incluído no total da operação e pago junto com as prestações do automóvel.
Como acionar o seguro prestamista?
Para acionar o seguro, é preciso reunir todos os documentos que comprovem a ocorrência coberta pelo contrato, como laudos médicos e boletim de ocorrência policial, por exemplo.
Em seguida, entre em contato com a seguradora para fazer a abertura do sinistro - em geral, esse procedimento pode ser feito por telefone, chat online ou whatsapp. O acionamento do seguro prestamista deve ser feito pelo próprio contratante ou beneficiário.
5 vantagens do seguro prestamista
Veja abaixo as principais vantagens desse tipo de seguro:
1 - Custo mais baixo de crédito
Já que funciona como uma garantia de recebimento para bancos e instituições financeiras, o seguro prestamista pode fazer com que o cliente consiga opções de contratação de crédito a juros mais baixos.
2 – Quitação do débito
O seguro prestamista garante que o compromisso financeiro assumido pelo consumidor seja quitado, mesmo que imprevistos externos aconteçam. Assim, outros problemas são evitados, como contestação da dívida e encargos extras.
3 – Evitar inadimplência
Como as parcelas de dívidas são pagas pela seguradora em caso de ocorrências previstas na cobertura do seguro, o consumidor não corre o risco de ficar inadimplente, preservando sua dignidade como tomador de crédito.
4 – Garantia do bem
Com o seguro prestamista, o segurado não corre o risco de ter seus bens retomados judicialmente por falta de pagamento, garantindo a proteção de seu patrimônio.
5 – Benefícios agregados
Para tornar a contratação mais atrativa, algumas seguradoras agregam benefícios extras aos contratos do seguro prestamista, como descontos em serviços e coberturas adicionais.
O seguro prestamista possui diversas vantagens nas principais modalidades de crédito.
Qual é o valor do seguro prestamista?
O custo do seguro prestamista não é fixo e pode variar de acordo com os critérios estabelecidos pela seguradora. Entram na conta fatores como total da dívida, número de parcelas e situação financeira do segurado.
Para saber exatamente quanto o seguro prestamista vai custar na sua contratação de crédito é preciso solicitar à empresa que faça uma simulação. O valor do prêmio pode ser pago pelo segurado em parcelas ou de uma só vez.
O Seguro Proteção Financeira, seguro prestamista do BV em parceria com a seguradora Cardif, por exemplo, possui diversas especificidades e coberturas para te proteger da melhor maneira possível.
Agora que você já sabe o que é o seguro prestamista e como ele funciona, que tal acessar outros conteúdos que vão melhorar a sua vida financeira? Confira o blog BV Inspira!
“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.