Como escolher o melhor seguro de vida para você? Saiba aqui!

Você sabe como escolher o melhor seguro de vida? Confira nosso conteúdo e saiba o que considerar para tomar essa decisão!

Categoria: Seguro Você

Categoria: Seguro Você

Um seguro de vida é uma proteção em situações de perda, doença ou acidentes, por isso, é fundamental escolher o melhor seguro de vida para você e para sua família.

Esse tipo de proteção vem crescendo ao longo dos anos, de acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Em 2017, a participação do seguro de vida em relação às outras modalidades de seguro era de 12%.

Até agosto de 2022, o índice subiu para 18%, com R$ 19,8 bilhões em prêmio acumulado, que é o valor pago pelos segurados para terem essa garantia.

O melhor seguro de vida é aquele que tem o amparo que você precisa. Quando um imprevisto acontece, o maior desejo é cuidar das pessoas que se quer bem.

Neste texto, nós vamos detalhar quais são as coberturas existentes, os tipos de seguro e o que levar em conta na sua escolha. Confira!

Como escolher o melhor seguro de vida e usá-lo corretamente?

O seguro de vida é uma indenização que você pode receber em vida ou ser paga aos seus beneficiários em caso de falecimento. Ele serve como um suporte financeiro quando um imprevisto acontece, levando à perda de renda e ao surgimento de despesas extras.

Dessa forma, podemos dizer que o seguro de vida deve fazer parte da sua organização financeira. Você pode escolher uma cobertura, por exemplo, que indenize em caso de acidentes que impeça de trabalhar por um tempo.

Já em uma situação em que você venha a faltar, pode ter uma proteção que paga um valor aos seus filhos até completarem a vida escolar.

Existem diferentes tipos de cobertura e ocasiões em que esse amparo financeiro vai ser necessário. Na hora de contratar o melhor seguro de vida para você, a empresa vai avaliar seu estilo de vida, fatores de risco, quais proteções gostaria de fazer, como o valor vai ser pago e quanto deseja ter de indenização.

Para que você e sua família não fiquem desassistidos, a informação é o primeiro passo, para que saiba exatamente suas necessidades e o que está contratando.

O que um seguro de vida cobre?

 Para escolher o melhor seguro de vida, é importante saber quais coberturas você precisa.

Tradicionalmente, o seguro de vida serve para indenizar um ou mais beneficiários em caso de morte natural ou acidental do titular. Ele também pode servir para cobrir os custos com a assistência funeral em caso de falecimento do segurado.

Além da cobertura obrigatória, o seguro de vida permite usufruir da proteção ainda em vida. A seguir, listamos quais são elas:

Incapacidade temporária

A Diária por Incapacidade Temporária (DIT) é um valor pago durante um período caso você não consiga trabalhar e gerar renda por causa de uma eventualidade.

Essa cobertura é mais procurada por quem é profissional liberal ou autônomo e tem perda de renda a cada dia que fica sem trabalhar. O contrato deve deixar claro alguns pontos como:

 - Em qual situação o seguro pode ser acionado (acidente e doença);

- Qual o valor a ser pago por diária;

- Por quanto tempo poderá receber.

Doenças graves

Se vier a descobrir uma doença grave, os custos para o tratamento podem ser muito altos. Caso tenha essa cobertura no seu seguro, ele pode ser acionado depois que for feito o diagnóstico.

A proteção por doença grave costuma ser oferecida de forma adicional. Ela pode ser importante para quem tem um histórico de doenças graves na família. Na hora de escolher o melhor seguro de vida, considere os seguintes pontos:

 - Informe-se sobre quais doenças fazem parte da cobertura (tipos de câncer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, Alzheimer, etc.)

- Veja se há cobertura para doenças pré-existentes;

- Qual é o limite máximo de idade para ter essa proteção. Ela não costuma ser oferecida quando o segurado passa de 70 anos.

Invalidez

A cobertura por invalidez em situações de acidente ou doenças que façam com que o segurado fique limitado para trabalhar ou viver de forma independente. Essa proteção cobre três pontos principais:

- Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente, que é a perda total ou parcial de um membro ou órgão do corpo devido a um acidente, mas que não impede o segurado de trabalhar e ter seu sustento;

- Invalidez Laborativa Permanente Total por Doença, que indeniza o segurado se tiver uma doença em que o tratamento não for suficiente para ele manter seu trabalho principal;

- Invalidez Funcional Permanente Total por Doença, para o caso do segurado não poder mais viver de forma independente devido a uma doença.

Além das três coberturas acima, há outras opções que podem compor o melhor seguro de vida para você, como diárias por internação hospitalar, despesas médicas, de hospital e odontológicas. O auxílio ou assistência funeral também é uma proteção que pode ser contratada em conjunto.

Quais são os tipos de seguro de vida existentes?

 Verifique os tipos de assistência e escolha o melhor seguro de vida para você e sua família.

É possível criar uma proteção que vai contribuir para que você e sua família vivam com mais tranquilidade. Para encontrar o melhor seguro de vida, é importante saber qual modelo mais se encaixa com as suas necessidades. Confira os tipos de proteção:

Seguro de vida individual

É para quem assina o contrato diretamente com a empresa que oferece o seguro, com coberturas que pagam indenização em caso de doença, invalidez ou falecimento.

Seguro de vida familiar

A relação também acontece entre cliente e seguradora. A única diferença é que o segurado não é só a pessoa que contrata, mas os familiares que ele incluir. Se algo acontecer com um dos familiares, haverá indenização.

Seguro de vida coletivo

É o tipo de cobertura que as empresas fazem para os seus funcionários. Neste caso, o contrato é feito entre o empregador e a seguradora. A proteção tem cobertura padrão, assim como a indenização.

Mesmo que o colaborador tenha um seguro de vida coletivo vinculado ao trabalho, isso não o impede de contratar outro. Nesse caso, vale estudar qual o melhor seguro de vida para complementar o já existente.

Seguro de vida resgatável

É o seguro que permite que você resgate uma parte do valor depois de pagar por ele durante um período. Depois que receber os recursos, a proteção termina.

Por ter a opção de resgate de parte do dinheiro que já pagou, essa cobertura pode ter um custo maior. Além disso, existe uma carência de dois anos para receber o dinheiro.

Seguro de vida vitalício

Também é chamado de seguro de vida integral e não tem reajuste de idade com o passar dos anos. Nessa proteção, você paga por ela durante um tempo pré-definido e depois conta com as coberturas que contratou de forma vitalícia.

Ele é indicado para quem quer tranquilidade ao longo dos anos, sabendo que está protegido sem precisar pagar pelo mesmo período de tempo. De qualquer forma, vale checar no contrato se existe um prazo máximo de proteção garantida.

Seguro de vida temporário

A proteção é paga por um tempo específico. Ele é indicado para quem quer garantir um amparo financeiro aos dependentes e herdeiros em caso de falecimento.

O custo deste seguro vai depender do valor total que pretende deixar e por quanto tempo ele será pago.

Qual o melhor seguro de vida para você?

O melhor seguro de vida é aquele que se adequa perfeitamente às suas necessidades.

Para ter a certeza de que está escolhendo o melhor seguro de vida, veja alguns pontos para você levar em conta:

- Objetivos: Qual é o principal objetivo ao fazer o seguro de vida? Será apenas para você ou para toda a família? Avalie como sua família ficaria financeiramente se você ficasse sem trabalhar por um período ou se viesse a faltar.

- Seguro: A partir dos seus objetivos, avalie qual é o tipo de seguro que pretende fazer, a forma como quer receber em vida ou pagar aos beneficiários e qual é o valor de indenização.

- Cobertura: Avalie em quais situações, além da cobertura obrigatória por morte, você gostaria de ter uma proteção, como um acidente, doença etc. 

- Escolha: A pesquisa pelo melhor seguro de vida pode ser feita diretamente entre instituições financeiras e seguradoras. Também é possível consultar um corretor especializado nessa área. Aqui, é importante levar em conta a credibilidade da empresa e que o seguro atenda às suas necessidades.

Para você BV

O seguro de vida do BV garante a indenização obrigatória às pessoas importantes para você no caso de seu falecimento. Além disso, você pode escolher proteções adicionais.

Ao contratar o seguro de vida, você também passa a ter o serviço de assistência funeral e a participar de sorteios mensais de até  , além de assistência com descontos em medicamentos e serviços de telemedicina.

Agora que você já sabe o que considerar ao escolher o melhor seguro de vida para você, conheça todas as proteções pessoais do Para Você BV e garanta a tranquilidade financeira para você e sua família!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV