BV Inspira
Conteúdos para deixar mais leve a vida
financeira de pessoas e empresas.
Como usar o FGTS ativo? Confira 5 maneiras aqui!
Confira cinco formas de como usar o FGTS ativo e comece ainda hoje a mudar sua vida financeira!

Categoria: Empréstimo FGTS
Você sabe como usar o FGTS ativo ou o que significa isso? Quando falamos do FGTS ativo, nos referimos ao período em que o trabalhador está empregado. É nesse momento que 8% do seu salário é depositado regularmente na sua conta pelo empregador.
Além do FGTS ativo, também temos o FGTS inativo que é formado por depósitos referentes a empregos anteriores. Os dois fundos podem ser utilizados em situações específicas e auxiliam o trabalhador ao longo de sua vida profissional.
O FGTS ativo ou inativo traz muitas possibilidades de utilização, por exemplo, ele pode ser usado na compra da casa própria ou até para pedir um Empréstimo FGTS.
Neste artigo, você vai entender mais sobre como usar o FGTS ativo e explorar diferentes maneiras de impulsionar suas finanças e atingir seus objetivos. Vamos lá?
O que é o FGTS ativo?
O FGTS ativo é o dinheiro depositado mensalmente pela empresa do seu vínculo empregatício vigente.
O FGTS ativo é referente ao fundo de garantia do seu emprego atual e em vigor. Esse recurso é formado por depósitos mensais realizados pelo empregador em uma conta vinculada ao trabalhador. Quando o vínculo empregatício se encerra, essa conta se torna inativa, já que não recebe mais depósitos.
É possível sacar o FGTS ativo?
Sim! É possível sacar o FGTS ativo em diversas situações previstas pela Lei nº 8.036/1990, Art. 20º. O FGTS ativo pode ser acessado em momentos específicos da vida profissional do trabalhador, entre elas:
- Aposentadoria: ao se aposentar, o trabalhador também tem o direito de sacar o FGTS ativo que é depositado mensalmente;
- Demissão sem justa causa: em casos de demissão sem justa causa, o trabalhador pode sacar o FGTS ativo de forma integral. Essa medida visa proporcionar suporte financeiro durante o período de transição entre empregos;
- Fechamento da empresa: caso a empresa na qual o trabalhador possui conta vinculada ao FGTS encerre suas atividades, é possível sacar o FGTS ativo. Essa medida visa proteger o trabalhador diante de situações inesperadas;
- Compra da casa própria: o trabalhador pode usar para dar entrada ou abater o saldo devedor do financiamento, facilitando o acesso à moradia própria;
- Doenças graves, mediante documentação: em situações de diagnóstico de doenças graves, o saque do FGTS ativo é permitido para auxiliar no tratamento.
Como usar seu FGTS ativo?
Agora que você conhece as diferentes formas de sacar seu FGTS, confira algumas maneiras inteligentes de como usar o FGTS ativo!
1. Investir seu FGTS
Considere investir o seu FGTS ativo em opções que ofereçam retorno financeiro. Existem muitas modalidades de investimentos, como renda fixa, renda variável e fundos de investimento. Analise suas opções e escolha aquela que melhor se alinha aos seus objetivos financeiros.
2. Realizar projetos pessoais
Se você tem um projeto pessoal em mente, como abrir um negócio próprio ou fazer uma viagem dos sonhos, o FGTS ativo pode ser seu grande aliado. Utilize esse recurso para transformar seus planos em realidade.
3. Reformar seu imóvel
Está pensando em reformar sua casa? O FGTS ativo pode ser útil para complementar a compra dos materiais e ajudar a tirar esse plano do papel.
4. Expandir seu conhecimento
Investir em educação e capacitação é sempre uma escolha valiosa. Utilize o FGTS ativo para financiar cursos, workshops ou graduações que possam impulsionar sua carreira e abrir novas oportunidades profissionais.
Conquiste suas metas com o Empréstimo FGTS!
Em dúvida de como usar o FGTS ativo? O primeiro passo é definir seu objetivo financeiro e pessoal.
Outra opção para usar o FGTS ativo é optar por um Empréstimo FGTS que antecipa o saque-aniversário em vários anos. No banco BV, por exemplo, você pode antecipar até 10 anos.
Simule seu Empréstimo FGTS pelo WhatsApp!
Quais são as vantagens do empréstimo FGTS?
O Empréstimo FGTS vale muito a pena! Ao possibilitar a antecipação do saque-aniversário em até 10 anos, você consegue receber hoje o valor que levaria anos para retirar e pode conseguir o dinheiro ainda no mesmo dia. Além de fácil e rápido, essa modalidade também aceita contas inativas do FGTS e tem saldo por lá.
Já o pagamento das parcelas, é descontado anualmente do saldo do FGTS, por isso, você não precisa se preocupar com parcelas mensais. Seu orçamento mensal não será impactado, abrindo portas para outras oportunidades de crédito no futuro.
Além disso, o Empréstimo FGTS não impõe limitações sobre o uso dos recursos. Isso significa que você tem a liberdade de usar o dinheiro como quiser, seja para investir em oportunidades de negócios, realizar melhorias na sua casa ou lidar com despesas inesperadas.
Como solicitar Empréstimo FGTS?
O processo de solicitação do Empréstimo FGTS é simples e direto, basta ativar a opção de “saque-aniversário” no aplicativo do FGTS da Caixa Econômica Federal e autorizar seu banco a consultar o saldo ativo ou inativo. No banco BV, por exemplo, você faz tudo 100% online através da nossa Central de Negócios no WhatsApp. Lá é possível simular todo o procedimento e também contratar o Empréstimo FGTS BV.
Você também encontra o passo a passo detalhado de solicitação em nosso artigo “Como fazer empréstimo FGTS pelo app BV?” e, agora que você sabe como usar o FGTS ativo, não vai perder essa oportunidade, certo?
Seja para aproveitar oportunidades de investimento, lidar com despesas urgentes ou realizar projetos pessoais, essa opção oferece a flexibilidade e agilidade necessárias para impulsionar suas finanças! Conheça mais dicas em nosso blog!
“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Se preferir, ligue para a gente. Dúvidas, sugestões e reclamações sobre produtos e serviços, 24 horas, 7 dias por semana, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 772 8028 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Caso queira contatar nossa Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Pessoas com deficiência Auditiva e de Fala liguem 0800 771 0755, com atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 701 8861, disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Para falar sobre Empréstimos e Financiamentos ligue para nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 770 3335, disponível 24 horas, 7 dias por semana. Cartões: 0800 772 8028 ou para ligações exteriores: 55 11 5541 5000 (sujeita à cobrança).”