Hora de renovar seguro? Saiba manter seu veículo protegido!

Na hora de renovar seguro, saiba o que considerar para manter seu carro protegido!

Categoria: Seguro Veículos

Categoria: Seguro Veículos

Você conhece alguém que acabou se perdendo com o prazo de renovar seguro e, nesse período, teve um imprevisto com o carro, se envolveu em uma batida e ficou sem a cobertura financeira por parte da seguradora?

A frustração pode ser grande. Para evitar esse tipo de problema, é importante estar atento às datas de vencimento e manter o seu veículo protegido.

Pensando nisso, trouxemos este conteúdo para você. É hora de entender quando é necessário pensar sobre renovar seguro, o que levar em consideração e como isso deve ser feito!

Como funciona a renovação do seguro do carro?

O seguro do veículo tem duração de um ano e, após isso, você pode escolher se vai renovar ou não a cobertura. Isso pode ser feito com a mesma seguradora ou com outra empresa e é você quem opta por fazer a renovação automática ou manualmente a cada ano.

As duas opções têm pontos positivos e negativos que você precisa considerar. Vamos explicar cada uma delas:

Renovar seguro automaticamente

A impressão que algumas pessoas têm é que a renovação automática é mais fácil e eficiente. Afinal, você só vai renovar a mesma cobertura que escolheu um ano atrás, sem precisar se preocupar com o prazo e vistoria, certo?

Em parte, isso faz sentido! Contudo, antes de renovar seguro automaticamente, é importante lembrar que:

1. Se você fez alguma alteração no carro no último ano, como pintura, rebaixamento, mudança para GNV, você precisa informar à seguradora. A alteração pode exigir uma nova vistoria;

2. Algumas coberturas que você escolheu podem não fazer mais sentido, assim como pode desejar garantir a proteção para outros pontos. Neste caso, terá que atualizar o que deseja manter ou não;

3. Nem sempre a experiência com a seguradora atual atinge as suas expectativas, análise o tempo de atendimento, rapidez no esclarecimento de dúvidas etc.;

4. Não é toda seguradora que acumula os pontos da bonificação, que é um desconto quando não há sinistro. Algumas podem zerar ou dar descontos muito mais baixos do que as outras;

5. O preço da apólice pode subir, especialmente se houve algum sinistro no último ano de contrato. Pode identificar outras empresas com preço mais em conta para o ano e modelo do seu veículo.

Ou seja, mesmo na renovação automática, você precisa ter o hábito de revisar o seu contrato!

Renovar seguro por conta própria

Nesse formato, você deve ficar de olho no calendário para pedir a renovação antes de passar os 30 dias que o contrato atual venceu.

Pode parecer algo trabalhoso, mas você vai garantir que está renovando um seguro que atende todas as suas necessidades.

No caso de renovar seguro por conta própria, lembre-se de:

1. O seguro auto barato não quer dizer que terá a mesma qualidade em atendimento do que os demais. Pese na balança qual o preço que está disposto a pagar e que caiba no seu orçamento, mas que garanta a proteção do seu veículo;

2. Ao buscar por uma seguradora por conta própria, você tem que avaliar a reputação da empresa, valores, condições do contrato, tipos de cobertura, etc. Essa pesquisa tem que ser ampla para escolher algo que respeite seus interesses.

Vale a pena renovar o seguro?

Renovar seguro automaticamente? Antes de tudo, confira suas opções de bonificação!

O seu veículo é um bem que você investiu e que pode ser importante para o seu trabalho, para a sua rotina ou para a sua família.

Quando um carro fica desprotegido, qualquer ocorrência será paga integralmente por você. Imagine ter o carro furtado e, da noite para o dia, ter que se adaptar a uma nova rotina e preparar seu orçamento para comprar outro veículo?

Por isso, renovar seguro do carro é uma maneira de amenizar os gastos, caso surja qualquer eventualidade. Aquela ideia de que “nunca vai acontecer comigo” é tentar a sorte diariamente.

Se você dirige bem e cuida do seu carro, pode contar com os descontos do sistema de bônus, que vamos explicar no próximo tópico. Isso mostra que o seguro contribui para esse cuidado!

O que é a bonificação do seguro?

O sistema de bonificação do seguro auto funciona como uma pontuação que você acumula se o veículo não teve nenhum sinistro no ano anterior. É uma forma de tornar o seguro automóvel mais barato e incentivar o motorista por bom comportamento na direção e cuidado com o carro.

Ela é semelhante ao cadastro positivo, que acontece com quem tem histórico de bom pagador, facilitando condições de crédito. Outra semelhança é que essa pontuação está vinculada ao seu CPF e não ao veículo.

Portanto, mesmo que você troque de carro ou de seguradora, na hora de renovar seguro, os pontos vão estar visíveis para a nova empresa que você escolher.

Vale lembrar que os serviços de assistência, como o uso do guincho 24 horas não afetam a bonificação.

Essa pontuação pode garantir descontos que variam entre 5% e 40% no valor do seguro. Quanto mais tempo você passar sem haver sinistros, maior será a sua classificação.

O percentual depende de cada seguradora e algumas podem zerar essa pontuação. Avalie com a empresa que você escolheu, mas saiba que existe um grande incentivo para que você não abra mão do seguro.

É possível perder essa bonificação?

Sim, você pode perder a bonificação em duas ocasiões. A primeira, como dissemos anteriormente, é se houver algum sinistro, mas isso não inclui o uso de guincho nem de socorro mecânico ou elétrico.

A outra situação é quando você renova depois que o seguro venceu e se passaram mais de 30 dias desta data.

Por isso, o cuidado ao volante, a manutenção do veículo e a atenção à data de renovação podem aliviar seu orçamento!

Qual o melhor momento para renovar o seguro do automóvel?

Hora de renovar seguro? Liste quais coberturas são importantes para você.

A principal característica da renovação é que, se realizada antes do vencimento do contrato atual, você não precisa fazer tudo do zero. Ou seja, você pode se poupar de ter que levar o carro ou a moto para fazer a vistoria novamente, já que as seguradoras entendem como uma continuidade da cobertura atual.

Entretanto, como já ressaltamos, uma nova será necessária caso tenha feito alguma alteração no veículo ou trocado de automóvel.

Já quando os 30 dias após o vencimento do seguro terminam, você precisa reiniciar o processo, como se estivesse fazendo tudo pela primeira vez.

Com isso, o melhor momento para iniciar a renovação do seguro é pelo menos um mês antes do vencimento da apólice. Este será o tempo necessário para você fazer pesquisas, definir a cobertura, negociar valores e aguardar o retorno da seguradora.

O que preciso considerar na hora de renovar o seguro?

Na hora de renovar seguro, confira alguns pontos importantes:

Avalie sua seguradora atual

Avalie se vale a pena considerar a seguradora atual nessa renovação.

Qual é o seu nível de satisfação com a seguradora atual? Recebeu um bom atendimento? A reputação dela é boa no mercado? Ela vai utilizar a bonificação para renovar e vai dar quando desconto?

Pondere sobre todos esses pontos antes de tomar uma decisão.

Pesquise preços

Avalie a média de preços do mercado e considere a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui. Verifique também quanto fica o valor do seguro ao pagarem abaixo, equivalente ou acima da Tabela Fipe pelo veículo.

Negocie valores

Antes de renovar seguro, procure negociar as condições do contrato e valores, especialmente se tiver uma boa pontuação nos bônus.

Veja como é feita a bonificação

Veja se a empresa usa a bonificação na renovação, quais são as porcentagens e qual é o desconto que você pode conseguir para o próximo ano. Essa é uma forma de manter o seguro automóvel mais barato.

Garanta a cobertura que precisa

Analise quais coberturas você realmente precisa em seu veículo e quais não são mais necessárias de acordo com o seu perfil de motorista.

Atualize suas informações e perfil de uso

Dados como endereço, idade, estado civil e quem vai dirigir o carro podem influenciar no valor do seguro. Quem sai bastante com o carro e o deixa na rua vai pagar um seguro mais alto do que quem usa estacionamento e sai com ele poucas vezes na semana.

Então, informe como usa atualmente, sem omitir nada. Em caso de sinistro, a seguradora pode questionar e negar a indenização. Caso renove com a mesma seguradora, essa atualização também deve ser feita.

Seguro Auto do BV

Aqui no BV, você pode escolher entre algumas opções de seguro auto de acordo com a sua necessidade.

O Seguro Auto Completo, por exemplo, tem cobertura contra furto, roubo, incêndio, acidentes e cobertura para terceiros. Você tem reembolso de até 100% do valor do veículo pela Tabela Fipe e ainda tem assistência 24 horas.

Quer conhecer mais antes de renovar o seguro do seu carro? Confira informações do Seguro Auto Completo do BV e garanta a proteção do seu veículo o quanto antes!

"Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661).”

Atendimento BV