Carro acelerando sozinho? Saiba o que pode ser!

Problemas com seu carro acelerando sozinho? Saiba como evitar e solucionar esse problema!

Categoria: Seguro Veículos

Categoria: Seguro Veículos

Você já notou seu carro acelerando sozinho sem você ter feito nada? Essa alteração é mais comum do que se pensa, mas é preciso prestar atenção para não gerar problemas mais graves.

Sim, se o seu carro fica com o motor acelerado em ponto morto ou se o motor morre quando acelera, isso pode danificar o seu veículo, principalmente se você continuar a rodar com ele assim por muito tempo.

A aceleração oscilante pode indicar diversos problemas com o carro. Dessa forma, vale investigar o que está provocando tal alteração. Você não precisa ser um especialista nessa área, mas é importante saber quando é hora de recorrer a um auxílio para continuar a dirigir em segurança. Por isso, veja como identificar o problema do carro acelerando sozinho, quais são as possíveis causas e como cuidar disso. Confira!

Como saber se o carro está muito acelerado?

Você consegue notar o carro acelerando sozinho em momentos em que ele deveria estar ligado sem alterar a rotação. Há duas situações comuns no dia a dia em que fica fácil de perceber esse problema:

A primeira é quando você estaciona o veículo e tira o pé do acelerador, mas o motor faz aquele som de aumentar a aceleração. Se o seu carro acelera em ponto morto, ele está sinalizando que existe algum problema.

A segunda situação corriqueira é aquela em que o motor morre quando você tenta acelerar o carro, como na saída depois que o semáforo abre.

É possível notar nessas duas situações que a rotação do motor se desregula, certo? Mais à frente, vamos entender a hora de entender quais são as possíveis causas para isso acontecer.

Possíveis causas para o carro acelerando sozinho

É importante conhecer os principais motivos do carro acelerando sozinho.

Como já dissemos aqui, existem diferentes motivos que podem causar esse problema no seu carro. O primeiro passo para resolver isso é identificar as possíveis fontes que estão gerando a alteração no motor.

Para você dirigir com mais segurança e cuidar do seu carro sem desperdiçar dinheiro, vamos aos principais motivos do motor acelerando sozinho:

Atuador de marcha lenta

Um dos motivos que deixam o carro acelerando sozinho pode estar no atuador de marcha lenta. Essa peça serve para controlar a entrada de ar e de combustível no motor porque está conectado ao sistema elétrico do veículo.

O atuador faz com que o motor continue funcionando mesmo quando você não acelera e está em marcha lenta. Se a peça tem algum problema, a quantidade de ar e de combustível pode estar alterada, provocando a aceleração.

Sensor de posição da borboleta

O sistema de injeção eletrônica do carro tem o corpo da borboleta, que opera junto com o atuador controlando a entrada de ar no motor. Ele pode acumular resíduos do vapor que sai de outros componentes ou mesmo pelo combustível de má qualidade.

Conforme o movimento que você faz no pedal do acelerador, o corpo da borboleta se move para permitir a entrada de ar. O sensor de posição fica junto ao corpo da borboleta para identificar a potência de aceleração, velocidade, etc.

Essas informações e as de outros sensores vão fazer com que o módulo do motor determine o funcionamento do automóvel, como o avanço de ignição, a abertura dos bicos, etc.

Quando o sensor de posição da borboleta está com problemas, o motor vai receber a informação para injetar combustível no momento errado, o que pode gerar efeitos e deixar o carro acelerando sozinho.

Entrada de ar irregular

Outra causa para o problema da aceleração é a entrada de uma quantidade irregular de ar na câmara de combustão. Nela é feita a mistura do ar com o combustível que gera energia para a rotação das rodas, sendo fundamental para o carro se movimentar.

Alguns fatores que podem levar à entrada irregular de ar são o bico injetor, o compressor de ar e o filtro de ar do motor. Se há alteração na quantidade de ar, isso pode deixar o carro acelerando sozinho.

Problemas elétricos

O motor acelerando sozinho pode ter diversas causas, por isso, é importante conversar com um profissional.

A exemplo dos tópicos anteriores, o problema em uma ou mais peças gera uma falta de sincronia no funcionamento do veículo e pode causar danos em diferentes componentes. No caso da parte elétrica, ela não consegue identificar a quantidade de energia certa que o carro precisa para se movimentar.

O alternador, que faz parte do sistema elétrico, transforma a energia mecânica do motor em elétrica. Esse mecanismo alimenta a bateria e fornece energia para o veículo funcionar.

Se o alternador não tem a informação precisa de quanta energia gerar, ele pode entender que precisa de mais do que já possui, deixando o carro acelerando sozinho.

Afinal, como saber qual é o problema com o seu carro? Como existe mais de uma causa para o motor acelerado, você deve levar seu veículo para que um profissional faça o diagnóstico apropriado.

Isso evita que você gaste dinheiro tentando consertar o que não era a verdadeira causa. Além disso, a revisão e manutenção podem servir para identificar outros consertos importantes para a sua segurança.

É caro para consertar um carro acelerado?

O custo para este concerto vai depender do que está provocando o problema do carro acelerando sozinho. Entretanto, vale esclarecer que esse tipo de problema não causa a perda do motor.

Talvez você tenha que trocar uma ou mais peças — como o filtro de ar — ou fazer somente a limpeza — como acontece com o corpo de borboleta. Além do custo da peça, também tem o valor do serviço de quem vai fazê-lo.

Se você tem o carro acelerando sozinho, saiba que isso pode provocar o aumento do consumo de combustível. Afinal de contas, as informações desencontradas no funcionamento do veículo fazem com que ele gaste mais combustível e energia para se movimentar.

Ou seja, como não há informações precisas, ele trabalha com o que tem e isso pode desencadear o desgaste mais rápido das peças também. Uma das formas de amenizar esse custo é levar o carro a um profissional assim que notar qualquer irregularidade ou fazendo a manutenção preventiva regularmente.

Seguro Para Seu Veículo

Fazer um seguro para o seu carro também é uma forma de cuidar deste bem e de garantir a sua segurança e a de sua família quando sair com ele. É uma maneira de se prevenir para não ter despesas elevadas em caso de problemas com o veículo, acidentes ou emergências.

Além disso, você pode contar com serviços que auxiliam no cuidado com o seu automóvel, como reparo, reboque, chaveiro, falta de combustível e troca de pneu.

No BV você encontra diversas opções de seguro auto e pode escolher aquela que cabe no seu bolso. As coberturas oferecem proteção contra roubo, furto, colisão, incêndio e eventos naturais.

Você ainda pode optar por coberturas adicionais, como seguro contra danos a terceiros e até danos morais. Para a sua segurança, o Seguro Auto BV ainda possui a Assistência 24h para pequenos imprevistos. Assim, você nunca fica desprotegido.

Agora que você já sabe o que causa o carro acelerando sozinho e como cuidar do seu veículo com segurança, confira as opções de Seguro Auto e todos os benefícios oferecidos!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV