BV Inspira
Conteúdos para deixar mais leve a vida
financeira de pessoas e empresas.
Como tratar gengivite? Saiba como cuidar de sua saúde bucal!
Quer aprender como tratar gengivite, como ela é causada e quanto tempo demora para ser curada? Leia este artigo e saiba mais!
Categoria: Seguro Você
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas pelo mundo. A gengivite é uma forma leve de enfermidade na região da boca e, se não for cuidada, pode levar a casos mais graves como a perda dos dentes e problemas de circulação.
A gengivite pode se manifestar em pessoas de diferentes idades, inclusive na infância. Uma das principais causas deste problema é a escovação inadequada. Alguns outros fatores são a alimentação pouco nutritiva, o consumo de cigarro, de bebida alcoólica e a falta de acompanhamento de um dentista.
As gengivas inchadas, com aparência de retração, como se os dentes fossem maiores, e o sangramento ao escovar podem ser um dos sintomas desta perturbação. Neste texto, você vai conferir como tratar gengivite e como se prevenir dela. Acompanhe!
O que causa gengivite?
A principal causa da gengivite está no acúmulo de restos de alimentos, saliva e células mortas que atraem bactérias. Elas formam uma película que se acumula entre os dentes e a gengiva, a chamada placa bacteriana.
Se não for feita uma boa escovação, nem usar o fio dental, esse acúmulo começa a produzir toxinas que irritam a gengiva. Ela fica avermelhada, inchada e pode sangrar na hora de escovar os dentes.
Além da placa criar o tártaro, a presença dessas bactérias pode causar cárie na raiz dos dentes. No entanto, a formação dessa placa não se forma só pela má escovação. Ela também pode começar, ou mesmo aumentar, por conta de fatores como:
- Uso de medicamentos que acabam provocando o crescimento da gengiva;
- Exposição a metais pesados, como chumbo e bismuto;
- Tabagismo e excesso do consumo de bebida alcoólica;
- Falta de vitaminas, como C e niacina, devido a uma alimentação com poucos nutrientes;
- Alterações hormonais, especialmente em mulheres grávidas ou depois da menopausa;
- Doenças como leucemia, diabetes e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
Outras causas da gengivite menos comuns são as infecções por vírus, como o da herpes labial, e fungos, como a candidíase oral (sapinho).
Quanto tempo leva para curar a gengivite?
O tempo para curar a gengivite depende do estágio em que ela se encontra. Quando ela está no início, os ossos onde os dentes estão afixados não são afetados. Uma escovação adequada constante, junto com o uso do fio dental e o enxaguante bucal já controlam o problema depois de algumas semanas.
Em um estágio mais avançado da doença, a gengivite pode comprometer todo o entorno do dente, que pode amolecer e até cair. Além da placa bacteriana formar o tártaro, a inflamação ainda pode provocar a retração da gengiva.
Em uma evolução ainda mais grave, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea e comprometer a circulação do sangue e o funcionamento do coração. Quando a gengivite está nestes estágios mais críticos, o tratamento pode levar mais tempo. A depender da situação, o primeiro passo é eliminar o tártaro com um aparelho ultrassônico e a raspagem dos dentes.
O dentista faz o alisamento da raiz como forma de impedir que a placa bacteriana se acumule outra vez. Depois disso, é feito o polimento dos dentes. Esse processo pode precisar de duas ou quatro sessões de limpeza.
De acordo com o nível de infecção, talvez seja necessário tomar antibióticos e anti-inflamatórios. Se essas ações não forem suficientes, ainda é possível fazer uma cirurgia para remodelar a gengiva por meio de enxerto.
Afinal, como tratar gengivite?
A escovação e o uso do fio dental são a peça-chave para desinflamar a gengiva e evitar que ela volte depois de tratar a doença. Existem outras maneiras de cuidar disso, confira abaixo como tratar gengivite:
Mantenha uma rotina de escovação
A escovação adequada e o uso do fio dental são essenciais, pois vão retirar os restos dos alimentos e evitar que a placa se forme. Elas servem para eliminar a gengivite quando está começando e ajuda na prevenção depois de um procedimento cirúrgico com um dentista.
Procure fazer a escovação corretamente e com uma escova apropriada. Leve em conta a qualidade da pasta de dente com flúor antibacteriana.
Utilize enxaguante bucal
Não é todo mundo que usa o enxaguante bucal regularmente. Mas, para controlar a gengivite que inicia ou apenas evitá-la é preciso usar um enxaguante. Ele também deve ser antibacteriano, pois irá ajudar a remover os germes e bactérias.
Vá ao dentista e realize uma avaliação
Entre as nossas dicas de como tratar gengivite, estão as visitas periódicas ao dentista, pois ele saberá identificar doenças assim de uma forma muito mais rápida.
Você deve ir ao dentista regularmente para que ele identifique o que precisa ser feito conforme o estágio da inflamação. O profissional pode perceber os primeiros sinais de gengivite e orientar o melhor tratamento antes que ela evolua.
Para casos mais avançados da doença, o dentista será o responsável por fazer a raspagem do tártaro ou um procedimento mais delicado, como a cirurgia com enxerto.
Somente o dentista pode recomendar o uso de medicamentos para evitar a inflamação e até infecção por saber exatamente em qual estágio está a gengivite.
Vale lembrar, como mostramos antes, que nem sempre a gengivite é causada pela formação de placa bacteriana. Dessa forma a automedicação pode ser em vão, além de atrapalhar o início do tratamento adequado.
Em momentos como esse, um plano odontológico como o do BV, pode garantir que você economize nos custos dos procedimentos e cuide da sua saúde bucal o quanto antes.
Evite hábitos nocivos à gengiva
A gente sabe que a falta da escovação e do fio dental favorecem o acúmulo de restos de alimento e o surgimento da gengivite, certo? Outros hábitos ruins podem impactar sua saúde.
O tabagismo e o consumo de álcool em excesso, por exemplo, podem reduzir a imunidade e impedir que o organismo consiga combater a inflamação.
Priorize uma alimentação mais nutritiva, também de olho em manter a sua imunidade elevada. E se você utiliza algum tipo de medicamento, procure observar os efeitos que ele causa no seu corpo, inclusive nas gengivas. Havendo qualquer alteração na gengiva e na coloração e aspecto da língua, vá ao dentista para entender as possíveis causas.
Fique atento à saúde e escovação das crianças
As crianças também podem desenvolver a gengivite. É preciso orientar a escovação correta e estimular que ela se torne um hábito logo cedo. A ida ao dentista periodicamente também vai contribuir para tratar problemas logo no início.
Seguro Você do BV
Para além de saber como tratar gengivite, é necessário se precaver quanto a possíveis imprevistos. Uma das ações que indicamos é a contratação de um seguro saúde ou plano odontológico!
Agora que você já sabe como tratar gengivite e como evitar que ela retorne, ficou ainda mais fácil compreender a necessidade de ir a um dentista regularmente, concorda?
O problema é que o custo de exames e procedimentos odontológicos têm um custo considerável e afetam as finanças de quem não tem uma reserva de emergência para situações como essa.
Para não depender da sorte quando se trata de saúde, o plano odontológico do BV traz a tranquilidade de ter um atendimento na hora em que precisar e a um custo menor. Para situações urgentes, ter esse recurso faz muita diferença.
No plano odontológico do BV, você pode escolher entre diversos profissionais parceiros e realizar procedimentos com uma rede credenciada. São serviços como limpeza, extração, radiografia, restauração e até cirurgias.
Quer saber mais? Confira como o Plano Odontológico do BV funciona e cuide da sua saúde bucal e da sua família a partir de hoje!
“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.