FGTS para Débitos BV: como usá-lo para pagar dívidas?

Você sabe como utilizar o FGTS para pagar dívidas? Confira nosso conteúdo e fique por dentro desta possibilidade!

Categoria: Crédito FGTS , Orientação Financeira

Você sabia que pode utilizar o seu FGTS para pagar dívidas? A ampliação do acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos últimos anos foi a solução para diversas famílias saírem da inadimplência.

Atualmente, você pode utilizar o valor disponível no seu FGTS para quitar parcelas atrasadas sem a necessidade de ficar devendo ao banco, como ocorre em opções de crédito tradicionais.

O FGTS para Débitos BV é uma opção que veio para ficar e facilitar a vida de quem quer melhorar a relação com o dinheiro de forma definitiva. Neste conteúdo, vamos te explicar como este serviço funciona e quais outras formas de usar o FGTS para pagar dívidas. Confira!

Qual a importância de quitar as dívidas?

Sair da inadimplência é o primeiro passo para quem quer ter uma vida financeira mais leve e que traga bem-estar. O problema é que, em muitas situações, um deslize na organização dos gastos faz a relação com o dinheiro ser uma dor de cabeça constante.

Viver livre de dívidas não significa que você nunca irá fazer um empréstimo ou um financiamento. Na verdade, é ter um preparo para conseguir pagar as parcelas sem comprometer as outras contas.

Mais importante ainda é que cada centavo que você poupar e investir deve ser para um objetivo que melhore sua qualidade de vida. Por isso, é importante planejar suas metas de acordo com o que for prioridade.

Se houver contas pendentes, você pode utilizar o FGTS para pagar dívidas e receber o fôlego financeiro que precisava. Quitar dívidas atrasadas e evitar a inadimplência traz uma série de benefícios como manter o nome limpo e ter bom histórico de pagamento, melhorando as condições de contratar um empréstimo ou financiamento.

Quais são as linhas de crédito que usam o FGTS?

É possível aproveitar o seu FGTS para pagar dívidas de diferentes maneiras.

Hoje em dia, você consegue usar o dinheiro do seu fundo de garantia em situações específicas na modalidade do Saque-Rescisão, como demissão por justa causa, aposentadoria, financiamento imobiliário ou doença grave. Outra opção é por meio do Saque Emergencial, que permitiu a retirada de R$ 1.000 ao longo de 2022.

A única questão é que o pagamento é feito só uma vez por ano e em uma quantia limitada. Para quem precisa de um valor maior, pode recorrer a opções de crédito que também utilizam o FGTS para pagar dívidas. São elas:

Antecipação do Saque-Aniversário

Esse empréstimo adianta as parcelas anuais que você receberia no Saque-Aniversário. O valor é descontado diretamente da conta do FGTS e vai para a instituição financeira.

Ele se tornou uma nova modalidade de retirada e serve para quem não se enquadra nos critérios do Saque-Rescisão. A modalidade tem algumas restrições, como uma quantia mínima de saldo e um número máximo de parcelas que podem ser adiantadas. Neste caso, cada instituição define suas próprias regras de como você pode pagar dívida com FGTS.

FGTS para Débitos BV

Ele funciona de forma parecida com a Antecipação do Saque-Aniversário, a principal diferença é que o valor é descontado da sua conta do FGTS de uma vez só e, dessa forma, você não precisa se preocupar com parcelas.

Ou seja, é uma maneira de usar o FGTS para pagar dívidas que você tenha acumulado, por exemplo, com uma prestação atrasada de algum financiamento ou empréstimo BV.

Na Antecipação, as parcelas são pagas anualmente para a instituição financeira, levando alguns anos para de fato encerrar este acordo.

Empréstimo com Garantia do FGTS

Faça as contas e veja de quais formas utilizar o FGTS para pagar dívidas em aberto.

Alguns bancos e instituições financeiras também trabalham com essa modalidade de utilizar o FGTS para pagar dívidas. Nela, você recebe o valor que pediu e paga as prestações por conta própria. O saldo do FGTS fica como garantia de pagamento, caso o usuário fique inadimplente com as parcelas.

Para fazer este empréstimo, você tem que estar trabalhando com carteira assinada. Você só pode usar 10% do dinheiro depositado no FGTS como garantia e o valor da multa rescisória em caso de demissão.

Para entender a diferença, no FGTS para Débitos BV você não precisa estar trabalhando e o saldo do fundo já é o valor que você vai usar para pagar suas contas.

Quem pode usar o FGTS para Débitos BV?

O FGTS para Débitos BV é uma forma de usar o saldo do fundo de garantia para quitar dívidas sem precisar pagar prestações. É uma opção bem diferente de quando você pega um empréstimo para encerrar com as despesas em aberto e continuar a pagar por esse crédito.

Com essa opção, você usa o FGTS para pagar dívidas com um dinheiro que já é seu e paga apenas o custo dessa operação. Ele é uma solução mais prática do que a Antecipação do Saque-Aniversário e mais atrativa do que o Empréstimo com Garantia do FGTS.

Como utilizar o FGTS para Débitos BV?

O FGTS para Débitos BV é oferecido exclusivamente para clientes BV que possuem dívidas em aberto com o banco. Para utilizar essa oportunidade, o primeiro passo é analisar as pendências que você possui com o banco.

Junto com as informações sobre sua dívida em aberto, você poderá ver as opções para regularizar a situação. Uma delas é a de “Usar meu FGTS e ficar em dia com o BV”. Nela, você consegue ver uma sugestão de acordo, com todos os detalhes do que está pendente, incluindo juros, multa e ainda o desconto para quitar.

Ao seguir com a operação, você escolhe quanto quer receber a partir do número de parcelas do Saque-Aniversário. Depois de conferir os custos da operação, você confirma a contratação. O dinheiro é transferido e logo desconta o montante da dívida.

Usar FGTS para pagar dívidas

Usar o FGTS para pagar dívidas é uma forma de utilizar o dinheiro que você já tem para ter um fôlego financeiro.

Como mostramos nos tópicos anteriores, você pode utilizar o FGTS para pagar dívidas e resolver suas pendências financeiras por meio do Saque Emergencial ou do Saque-Aniversário, que têm um limite de valores.

Se a quantia não for suficiente, você pode recorrer a linhas de crédito como a Antecipação do Saque-Aniversário, o Empréstimo com Garantia do FGTS e o FGTS para Débitos BV.

O FGTS para Débitos BV não tem o peso de um empréstimo, com prestações ou tempo de contrato, porque ele é prático. Você pode negociar um acordo com descontos, já que vai quitar o que deve de uma vez.

É como uma operação “ganha-ganha”, já que você usa seu FGTS para pagar dívidas e encerra seu compromisso com o banco, pagando um valor menor do que devia.

Confira a Minha BV

Como dissemos acima, o FGTS para Débitos BV é uma oportunidade exclusiva para quem é cliente do BV e possui empréstimo, financiamento ou outro pagamento pendente.

Tudo pode ser feito diretamente pelo portal Minha BV ou, se preferir, pela nossa Central de Atendimento. O primeiro passo é escolher a modalidade do Saque-Aniversário e autorizar o BV a consultar o seu saldo.

Ao fazer o acordo de utilizar o FGTS para pagar dívidas, você consegue um desconto e encerrar suas pendências. A depender do número de parcelas do Saque-Aniversário que você vai adiantar e o valor da sua dívida, o que sobrar fica na sua conta para usar da forma que achar melhor.

O FGTS para Débitos BV foi uma solução do que BV criou para você se organizar com as suas finanças a um custo mais baixo do que outros empréstimos e de um jeito mais fácil. Você consegue ver todo o passo a passo na Minha BV.

Gostou de aprender sobre formas de usar o seu FGTS para pagar dívidas? Confira outras dicas de orientação financeira no nosso blog!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV