BV Inspira
Conteúdos para deixar mais leve a vida
financeira de pessoas e empresas.
Saque imediato FGTS: o que é e como sacar esse dinheiro!
O saque imediato FGTS é mais uma opção para você conseguir usar seu saldo. Acesse aqui e saiba como resgatar esse dinheiro!

Categoria: Empréstimo FGTS
O saque imediato FGTS é uma das maneiras de acessar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Em cada emprego que você trabalha com carteira assinada, a empresa é obrigada a depositar uma quantia mensal no fundo.
A proposta do FGTS é que o trabalhador tenha uma reserva financeira em caso de demissão sem justa causa. Hoje, o FGTS pode ser acessado em diversas situações e não só por quem perdeu o emprego nessas condições.
Mas, afinal, você sabe o que é saque imediato FGTS? Ter acesso a esse dinheiro pode ajudar a organizar as finanças ou servir para tirar seus planos do papel!
No texto a seguir você confere como o saque imediato FGTS funciona e o que fazer para receber os recursos. Vamos lá?
O que é saque imediato FGTS?
O saque imediato FGTS permite que você use o dinheiro guardado no seu fundo sem precisar ter passado por uma demissão sem justa causa. Essa modalidade também possibilita que você acesse os valores de contas ativas e inativas e as regras para o saque imediato do FGTS estão definidas na Lei nº 8.036/90.
São diversas as situações em que o acesso a esse dinheiro pode ajudar o trabalhador e diferentes maneiras de acessá-lo. Os valores inativos, por exemplo, também podem ser retirados por meio do saque aniversário, mas existe uma grande diferença entre ele e o saque imediato, veja abaixo!
Qual a diferença do saque imediato e saque aniversário?
A Caixa é quem gerencia as formas de sacar o FGTS, seja o imediato ou saque aniversário.
No saque imediato FGTS, você resgata todo o dinheiro guardado nas suas contas de uma vez. Já no saque aniversário, você retira somente uma parte do saldo das contas ativas e inativas, uma vez por ano e no mês do seu nascimento.
Confira as principais diferenças do saque imediato e saque aniversário:
Saque imediato
- Você pode resgatar todo o dinheiro de uma só vez ou parte dele;
- Consegue acessar o saldo de contas ativas e inativas;
- Precisa se enquadrar em uma das situações específicas previstas na Lei;
- A depender da ocasião em que você se encaixa, precisa apresentar alguns documentos para a Caixa.
- Você recebe um percentual do seu saldo a cada ano, sempre no mês do seu aniversário;
- O percentual se baseia no valor total de todas as suas contas e ele vai se atualizando a cada ano;
- É opcional e pode ser usado por quem não está em nenhuma das outras situações que permitem o saque imediato FGTS;
- É possível antecipar as parcelas do saque aniversário por meio de um empréstimo com juros mais baixos.
Saque aniversário
Quem optou pelo saque-aniversário pode receber o saque imediato?
Quem adere ao saque aniversário e é demitido sem justa causa perde o direito ao saque-rescisão. Neste cenário, não é possível fazer saque imediato FGTS da conta vinculada ao último emprego. Somente o valor da multa fica disponível, caso ela seja aplicada.
Se você aderiu ao saque aniversário e quer voltar para o saque-rescisão, que dá as opções para o saque imediato, precisa esperar um período de dois anos.
Além disso, a Caixa não libera a mudança de uma modalidade para a outra se você tiver feito a antecipação do saque aniversário. Somente depois de pagar todas as parcelas é que a migração pode ser feita.
Como funciona o saque imediato?
Existem regras para o saque imediato do FGTS, como ser portador de doenças graves, ter a conta inativa, entre outros.
Você consegue acessar uma parte ou todo o valor disponível nas contas ativas e inativas pelo saque imediato FGTS. Para isso, você precisa se enquadrar em uma das condições permitidas para resgatar os recursos.
Mais adiante, você confere quais são as regras para o saque imediato do FGTS!
Quem tem direito ao saque imediato FGTS?
Durante a pandemia, a população teve acesso a dois tipos especiais de saque imediato FGTS: o emergencial e o extraordinário. Os dois serviram para ajudar as pessoas a se manterem por conta da situação econômica na realidade em que vivíamos.
Esses saques especiais foram pontuais e não estão disponíveis. No entanto, as regras para o saque imediato do FGTS definem outras condições que permitem a retirada apenas de contas ativas ou de ativas e inativas:
Doenças graves
Se o titular da conta ou um dependente for diagnosticado com uma das doenças abaixo, é possível resgatar o dinheiro do fundo:
- Portador do vírus HIV;
- Câncer;
- Estágio terminal por doença grave;
- Alienação mental;
- Doença renal crônica;
- Hepatopatia grave;
- Hanseníase;
- Doença de Parkinson;
- Cardiopatia grave;
- Contaminação por radiação;
- Espondiloartrose Anquilosante;
- Cegueira;
- Estado avançado da doença de Paget;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Tuberculose ativa.
De acordo com informações da Caixa, também é possível sacar o FGTS imediato se o dependente do titular for criança ou adolescente e tiver microcefalia. O mesmo acontece quando o dependente do trabalhador tiver diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) com grau severo nível 3.
Financiamento habitacional
Você pode usar uma parte ou todo o saldo do FGTS para comprar imóvel, quitar ou amortizar dívida ou pagar parte do financiamento imobiliário.
Também é possível usar o saldo das contas para quitar até seis prestações do financiamento habitacional que estão em atraso.
Fim do vínculo de trabalho
Existem alguns tipos de desligamento que permitem que o trabalhador retire o dinheiro do saque imediato. De acordo com a Caixa, são situações como:
- Término de contrato por prazo determinado;
- Falência ou falecimento do empregador ou por nulidade do contrato;
- Rescisão por culpa recíproca ou força maior;
- Suspensão de trabalho avulso;
- Falecimento do trabalhador, em que o saldo vai para os dependentes.
Aposentadoria e idade
Quando o trabalhador formaliza o processo de aposentadoria, pode receber o dinheiro do saque imediato FGTS. Outra ocasião que dá esse direito é quando a pessoa completa 70 anos ou mais de idade.
Conta parada
Se o trabalhador ficar mais de três anos consecutivos sem ter carteira assinada nem receber FGTS, é possível sacar dinheiro do fundo. Quem possui menos de R$ 80 de saldo em uma conta que não teve saque nem depósito nos últimos 12 meses também tem direito ao saque imediato FGTS.
Situação de emergência
Quando o município declara situação de emergência ou calamidade pública por conta de desastre natural ou inundação causado por chuva e que atinja a moradia do trabalhador.
Como pedir o saque imediato do FGTS?
O saque imediato FGTS tem como ser solicitado de maneira online usando o aplicativo do FGTS.
Se você deseja saber como autorizar saque imediato FGTS, saiba que cada uma das condições acima requerem documentos específicos. É o caso, por exemplo, de contratos de trabalho, diagnóstico de doenças, relatório médico, comprovante de residência e preenchimento de formulários.
A relação de documentos para saque imediato em cada condição é informada e atualizada pela Caixa.
Empréstimo FGTS: aproveite o seu dinheiro parado!
Se você não se encaixa nas condições disponíveis para o saque imediato e precisa de dinheiro, pode recorrer ao Empréstimo FGTS. Através dele, você antecipa as parcelas do seu saque aniversário e usa o dinheiro parado para pagar despesas urgentes ou realizar uma meta de vida.
Você recebe o valor antecipado e as parcelas anuais do saque aniversário vão diretamente para a instituição financeira como pagamento. Dessa forma, a garantia das parcelas reduz os juros desse tipo de crédito.
Aqui no BV, você paga uma taxa ainda menor e pode antecipar até dez anos de saque aniversário. Outra opção é nosso FGTS Completão, além de conseguir o dinheiro em até 24 horas, você participa de sorteios e tem proteção em caso de demissão, sujeito à análise.
Agora que você sabe o que é saque imediato FGTS, continue por dentro das novidades e confira nosso blog!
“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Se preferir, ligue para a gente. Dúvidas, sugestões e reclamações sobre produtos e serviços, 24 horas, 7 dias por semana, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 772 8028 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Caso queira contatar nossa Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Pessoas com deficiência Auditiva e de Fala liguem 0800 771 0755, com atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 701 8861, disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Para falar sobre Empréstimos e Financiamentos ligue para nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 770 3335, disponível 24 horas, 7 dias por semana. Cartões: 0800 772 8028 ou para ligações exteriores: 55 11 5541 5000 (sujeita à cobrança).”