Existe empréstimo FGTS via Pix e como ele funciona? Confira!

O empréstimo FGTS via Pix agiliza os depósitos do crédito, mas é preciso estar atento aos golpes financeiros. Fique por dentro aqui!

Categoria: Empréstimo FGTS

Categoria: Empréstimo FGTS

Na hora de escolher onde buscar crédito, o tempo para o valor cair na conta pode fazer muita diferença. É aí que o empréstimo FGTS via Pix pode ser uma solução prática.

O Pix é um meio de transferência instantânea que trouxe mudanças para diversos serviços financeiros. Além de enviar e receber dinheiro, você pode pagar compras e boletos com Pix. Opções de crédito, como o empréstimo, também podem ser transferidos na hora.

Mas quando se fala em empréstimo FGTS, será que existe essa facilidade via Pix também? É o que vamos explicar no texto a seguir. Confira!

É possível fazer empréstimo FGTS via Pix?

Sim! Você consegue receber o dinheiro do empréstimo FGTS via Pix. Para o envio ser rápido, você precisa antes aderir à modalidade do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e liberar o seu banco no app do FGTS para realizar a simulação.. Com o contrato assinado, o valor é transferido rapidamente.

Fique ligado nos golpes do empréstimo por Pix

Antes de fazer empréstimo FGTS via Pix, confira se o banco é confiável e nunca faça depósitos antecipados para liberar o valor.

Infelizmente é comum conhecer ao menos uma pessoa que já caiu em um golpe envolvendo o Pix. Além da insegurança, a vítima ainda tem que encontrar meios de conseguir o dinheiro de volta, o que nem sempre é possível.

A pressa e a necessidade fazem com que os sinais de uma possível fraude não sejam notados.

Confira a seguir os principais tipos de golpes de empréstimo por Pix para você ficar de olho e não cair neles:

Anúncio e site com promessa do empréstimo “facilitado”

Você está na internet e se depara com um anúncio de crédito “facilitado”, sem burocracia ou avaliação de crédito. Ao se inscrever, você recebe o contato de alguém que atende muito bem e oferece ótimas condições para o seu empréstimo FGTS via Pix.

Mesmo que você não conheça a empresa, os golpistas geralmente se identificam como correspondentes ou parceiros de instituições financeiras maiores. Na pressa, você pode ser levado a fazer o empréstimo, mas não chega a receber o dinheiro.

Na realidade, o falso funcionário pode listar uma série de fatores para você pagar algum valor para ele:

- aumentar sua pontuação de crédito;

- taxas de seguro prestamista;

- pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Você deposita os valores e, quando se dá conta de que caiu em um golpe, o funcionário não responde mais. Desconfie de sites com promessas “milagrosas” e taxas abaixo do que o mercado cobra.

Pagamento antecipado do IOF e taxas

O IOF é uma das justificativas mais comuns nas tentativas de golpe de empréstimo. Para tentar convencer da necessidade do adiantamento, os criminosos mostram documentos falsos de recolhimento de taxas. Geralmente eles pedem para fazer um Pix para uma conta de pessoa física para pagar o IOF.

Segundo a Receita Federal, o pagamento de IOF deve ser feito pelo próprio banco e não pelo cliente. A instituição financeira deve fazer isso gerando um DARF, que é um documento para recolher cobranças da Receita.

Além disso, a Receita não disponibiliza dados para você pagar algo via transferência. Ou seja, o Pix que o golpista pede não vai quitar nenhum IOF. De acordo com o Banco Central, é proibido pedir adiantamento para receber empréstimo.

Falso contato pela Receita Federal

Algumas pessoas entram em contato com as vítimas se passando por servidores da Receita Federal. Eles oferecem empréstimo ou cobram impostos pendentes. Nessa prática, o medo faz a vítima transferir via Pix e depois descobre que caiu em um golpe.

A Receita Federal afirma que nenhum servidor entra em contato para fazer cobranças, muito menos ofertas.

Devolução de dinheiro do “Pix por engano”

Esse tipo de golpe tem mais de uma abordagem. Um falso funcionário de uma instituição financeira entra em contato já sabendo dos seus dados e diz que foi feito um depósito por engano na sua conta.

 

Outra modalidade para essa prática é alguém enviar por Whatsapp um comprovante falso de depósito. Você responde e a pessoa diz que enviou por engano e pede que você transfira o dinheiro de volta.

Nas duas situações, não caiu nenhum valor na sua conta por engano. A intenção é que você transfira uma quantia que não recebeu e fique no prejuízo.

Como fazer empréstimo FGTS via Pix?

O empréstimo FGTS via Pix é uma opção que traz maior rapidez para o pagamento do crédito.

Você deve escolher a modalidade do saque-aniversário no aplicativo FGTS. Assim, você passa a receber uma parte do saldo das suas contas ativas e inativas anualmente, sempre no mês do seu nascimento. No empréstimo FGTS, você consegue antecipar esses valores.

Cada instituição financeira define um saldo mínimo nas contas do fundo para você pedir esse crédito. Também existe uma variação na quantidade máxima de parcelas do saque-aniversário que você pode antecipar. Aqui no banco BV, você precisa ter um saldo total acima de R$ 300 e é possível receber até 10 anos de saque-aniversário.

Diferença entre Empréstimo via Pix e FGTS Digital

Algumas pessoas podem confundir o empréstimo FGTS via Pix com o FGTS Digital, mas saiba que são coisas diferentes!

Enquanto o Empréstimo via Pix é uma opção oferecida pelos bancos para agilizar o depósito do crédito, o FGTS Digital é um projeto de integração das informações sobre o fundo e que pretende agilizar o recolhimento e pagamento de valores. A previsão é que ele seja lançado a partir de março de 2024.

Por meio do FGTS Digital, o trabalhador poderá receber o dinheiro do fundo via Pix, sem precisar ir a uma agência da Caixa ou fazer o pedido pelo aplicativo FGTS. As condições para retirar dinheiro das contas seguem as mesmas, seja pelo saque-rescisão ou pelo saque-aniversário.

Como funciona o Empréstimo FGTS BV?

Se você está buscando qual empréstimo FGTS cai na hora, saiba que a liberação do dinheiro é bem rápida aqui no BV. Assim que você autoriza a contratação do crédito, o seu empréstimo pode cair em até 24 horas.

Você recebe o dinheiro que pediu emprestado de uma vez e não precisa se preocupar em pagar as parcelas. Elas são pagas com o próprio valor do saque-aniversário de cada ano, indo direto para a instituição financeira.

Confira o passo a passo de como fazer um empréstimo FGTS aqui no BV:

1) Acesse o aplicativo FGTS e faça a adesão ao saque-aniversário;

2) Dentro do aplicativo ainda, selecione a opção “autorizar bancos a consultarem meu FGTS”. Escolha o “Empréstimo FGTS” e busque pelo “Banco BV S.A.” para autorizar a consulta;

3) Envie seus dados para o Whatsapp oficial do BV e aguarde um retorno dos nossos correspondentes para concluir a contratação;

4) Depois de conferir os termos e realizar a assinatura digital, é só aguardar o dinheiro ser transferido!

Viu como é fácil?

Aqui no BV a contratação é feita toda online e o dinheiro chega até você no mesmo dia! Faça uma simulação e conheça mais detalhes do Empréstimo FGTS BV!

Quer conferir mais conteúdos como esse? Confira o blog BV Inspira e conheça mais dicas para ajudar você a realizar seus sonhos!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Se preferir, ligue para a gente. Dúvidas, sugestões e reclamações sobre produtos e serviços,  24 horas, 7 dias por semana, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 772 8028 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Caso queira contatar nossa Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Pessoas com deficiência Auditiva e de Fala liguem 0800 771 0755, com atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 701 8861, disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 18hs, exceto feriados nacionais. Para falar sobre Empréstimos e Financiamentos ligue para nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 770 3335, disponível  24 horas, 7 dias por semana. Cartões: 0800 772 8028 ou para ligações exteriores: 55 11 5541 5000 (sujeita à cobrança).”

Atendimento BV